A Federação

A história do nosso Taekwondo

Grand Master Haeng Ung Lee

A história do nosso taekwondo começou a ser delineada muito antes dele ser como é hoje. A sistematização que conhecemos hoje, com fórmulas, regras e graduações bem como o gerenciamento da ATA-American Taekwondo Association nasceu do sonho de um líder: nosso Eternal Grand Master Haeng Ung Lee.

Nascido na Manchúria, China, colônia coreana, em 1936, ele iniciou seu treino no taekwondo ainda adolescente em 1954. Treinou a Inteligência Militar da República da Coréia entre 1956 e 1959. Quando deixou a academia militar abriu sua primeira academia, em Osan. A partir deste momento sua vida estaria para sempre ligada a do taekwondo.

Ele abriu diversas academias, inclusive uma delas na Base Aérea dos Estados Unidos, onde conheceu o Mestre Richard Reed. Da amizade entre ambos nasceu a ATA. Quando se mudou para os EUA o Grand Master deu início à uma associação nacional de taekwondo, baseada em artes marciais e práticas comerciais. Ao mesmo tempo em que essa organização crescia e se expandia internacionalmente ele criava padrões para garantir o bom ensino de sua arte.

Ele realizava torneios exclusivos para os membros da organização e os instrutores passavam por rigorosos treinos fechados para que pudessem ser certificados. Eles viajavam até Little Rock, Arkansas, e ficavam uma semana sendo submetidos a exames físicos e escritos. Essa padronização de qualidade existe até hoje e é um dos diferenciais em nossas escolas de Taekwondo Songahm no mundo todo.

Nesta época também foram desenhados os símbolos e insígnias dos uniformes dos alunos e professores.

Porém a história da Songahm Taekwondo se firmou como única durante o Acampamento de Instrutores Certificados de Litlle Rock, em 1983. Nesta ocasião o Grand Master apresentou o Sistema Songahm de Taekwondo, o resultado de anos de estudos e sistematização. Ele criou as fórmulas próprias por entender que elas seriam completas, introduzindo chutes e golpes desde as fórmulas para iniciantes, o que antes disso não existia.

Com o auxílio dos instrutores mais graduados, entre eles, Robert Allemier, Bill Clark, In Ho Lee e J. Ho Lee, o Grand Master desenvolveu um sistema unificado de ensino. Pela primeira vez, os faixas brancas aprendiam fórmula e sparring sem contato para ampliar seu desenvolvimento.

O sistema da Songahm Taekwondo reflete o equilíbrio e a harmonia, essência de nossa arte marcial.

Um dos exemplos práticos da sistematização criada pelo Grand Master H.U.Lee está representado na Estrela Songahm, pois ela é formada quando todas as fórmulas são executadas.

A estrela songahm

A Estrela de oito pontas é um dos simbolos do estilo Songahm. Em uma estrela Songahm a distância do ponto central até seu ponto leste é de 9 pés. Assim, a distância total do ponto leste até o ponto oeste é igual a 18 pés, número que representa a quantiade de fórmulas do sistema. Na filosofia Songahm, Grand Master H.U.Lee descreveu a estrela e suas poomsaes como a vida de uma pessoa. Desta forma, o centro representa o ponto de equilíbrio que buscamos no dia-a-dia. Tudo começa num ponto e retorna a ele no final, assim como nas fórmulas que compõem a estrela, todas começam e terminam no centro.

Cada seguimento de cor representa o traçado que a fórmula naquela faixa executa.