DOBOK

O uniforme do taekwondista

O Dobok é o uniforme do taekwondista. Podemos dizer que a aquisição deste uniforme seria o primeiro passo do seu treinamento. A vestimenta tem um sentido muito profundo para o iniciante. Depois que inicia sua jornada no taekwondo o aluno passa a conhecer um novo universo de conhecimento.

O taekwondista passa a enxergar o taekwondo não somente como uma arte marcial, mas também como um caminho de vida. É muito comum observarmos alunos com pouco tempo de aula procurando se aprofundar na história e na filosofia do taekwondo e em tudo o que está inserido nesta arte milenar. É aí que ele passa a ter muito mais zelo, não somente com a sua vestimenta, mas consigo mesmo e com o que está a sua volta.

Dentro da tradição oriental a cor branca do uniforme simboliza a origem do universo. O taekwondista tem o mesmo cuidado com o seu uniforme como o militar tem com a sua farda.

No momento em que se veste o dobok e se entra no dojang (sala de treino), o praticante passa a ter uma conduta irrepreensível, não podendo fumar, beber, ou agir com desrespeito em relação aos seus colegas de treino, seu instrutor e a sua própria arte.

Atitudes negativas não coadunam com os princípios de nossa arte.

Cuidados com o dobok:

  • Mantenha-o sempre limpo
  • Evite se apresentar amarrotado
  • Evite se apresentar com o uniforme sujo
  • Não é permitido fixar no uniforme do taekwondo o nome de outra arte marcial
  • Nenhum outro símbolo, além dos emblemas oficiais podem ser utilizado no uniforme