Sistema de Graduações

Taekwondo Songham

Taekwondo significa “a arte ou o caminho das mãos e dos pés” que desenvolve a pessoa física e mentalmente.

Songahm significa “templo ao pinheiro”, em uma palavra “equilíbrio”. O pinheiro simboliza a lealdade eterna, é uma árvore de folha perene (eterna) com uma vida longa, cujas raízes e tronco se desenvolvem de forma simultânea e equilibrada o que simboliza o desenvolvimento físico e mental do praticante de Taekwondo Songahm, sendo que, o tronco corresponde ao corpo e as raízes à mente.

A ATA define o Taekwondo Songahm como uma arte marcial que desenvolve a pessoa física e mentalmente.

 

Graduação: para que serve o exame de faixas?

O Taekwondo Songahm tem como missão melhorar o mundo formando um Faixa Preta por vez. Por quê? Porque para o aluno chegar na Faixa Preta ele ou ela tem um longo caminho a trilhar pelas faixas coloridas que a antecedem. Então, quando um aluno conquista a Faixa Preta sabemos que o mesmo a mereceu através de sua determinação, vontade, disciplina, coragem, dedicação e também porque aprendeu não só a parte técnica como também assimilou a filosofia de virtudes que o Taekwondo Songahm ensina: humildade, respeito, honestidade, lealdade, cortesia, integridade entre outras. A soma destas virtudes e a experiência prática das aulas ajudam na formação de um ser humano melhor.

Portanto, o exame de faixa é um meio de identificar se o aluno está preparado ou não, tanto em suas habilidades como em sua conduta dentro me fora do Taekwondo , para dar mais um passo rumo a Faixa Preta.

Critérios para mudar de faixa.

São vários os critérios utilizados para um exame de graduação, variando de acordo com o nível do aluno. As avaliações são feitas de maneira constante nas aulas através dos exames de pontas que avaliam: frequência, desempenho escolar e comportamento, técnicas básicas, chutes, formas, armas, teste físico, sparring e quebramento. Quando o aluno recebe todas as pontas significa que está apto a prestar o exame que determinará se ele ou ela irá para a próxima faixa.
Hierarquia dentro de uma escola ATA
A maioria dos alunos já conhece essa hierarquia, até mesmo porque durante as aulas ela é demonstrada através dos níveis de treinamento. Porém, alunos novos, muitos pais e o público de modo geral, confundem os diversos níveis hierárquicos tanto dos alunos quanto dos professores. Veja como funciona:

Alunos

Os alunos são divididos por níveis de acordo com a graduação:

  • Nível 1: faixas branca, laranjas e amarelas.
  • Nível 2: faixas camufladas, verdes e roxas.
  • Nível 3: faixas azuis, marrons e vermelhas.
  • Faixa Preta 1º Dan
  • Faixa Preta 2º Dan
  • Faixa Preta 3º Dan

Instrutores, Professores e Mestres

Os instrutores e professores também possuem hierarquia:

  • Instrutor: sua graduação vai até o 3º Dan
  • Professor: sua graduação é do 4º Dan em diante, além do colarinho preto possuem a tarja preta na calça do Dobok.
  • Mestre: sagra-se Mestre em cerimônia nos EUA após cumprir os inúmeros requisitos que compreende retidão moral, habilidades físicas, lealdade a Songahm Taekwondo e as exigências da ATA Martial Arts. Faz parte de um Conselho que determina as ações, atividades, desafios e metas para a ATA-Brasil, bem como soluciona problemas e presta contas ao Quartel Central da ATA – Mundial.

Graduações do Songham Taekwondo

A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Graus e em seguida em Dans. Cada Grau corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

Como surgiu o sistema de Faixas (graduações)?

Nossa arte marcial, como todas as outras artes marciais antigas, eram passadas dentro das famílias como uma forma de proteção e segurança. Desta forma, os mais velhos iam passando os seus conhecimentos para os mais novos. Porém, com o crescimento das famílias e número de alunos tornava-se cada vez mais difícil identificar o nível de cada aluno e isso tomava um tempo maior na organização das aulas. O sistema de faixas nasceu para facilitar essa identificação e agilizar as aulas, como praticamos até hoje.

As fórmulas (Poomsae) são um método utilizado pelo instrutor para ensinar ao aluno todos os movimentos básicos e chutes sistematicamente, desde a fase inicial até a avançada. É essencial para o praticante de Taekwondo que aprenda como desenvolver: visualização, técnicas corretas, equilíbrio, rapidez, força, sentido de movimento, de espaço e de direção.

“Taekwondo Songahm é uma “viagem” para ser apreciada, saboreada e curtida ao máximo, admire sua graduação, afinal ela é a prova da conquista de sua meta”.

A Faixa Preta é só o começo!

Nossa escola e as demais da ATA Martial Arts, utilizam um sistema de graduação para o desenvolvimento de habilidade, disciplina e autocontrole, itens que são necessários para o aprendizado das técnicas do Taekwondo Songahm. O número nove é o maior número de apenas uma casa decimal; em algumas culturas orientais, o número nove representa a maior conquista possível. A ATA Martial Arts possui nove graduações de faixas coloridas e nove “graus” de faixa preta. As graduações de faixas coloridas são divididas em dois níveis: “recomendado” e “decidido”..

As seguintes informações a respeito do sistema de graduações dos faixas coloridas são adaptadas do livro do Grand Master Lee “O Caminho do Taekwondo Tradicional”.

GRADUAÇÃO POOMSAE DETALHES

Faixa Branca
  Nome: SONGAHM IL-JAHNG

Movimentos: 18

Significado: “Puro e sem conhecimento do TaekwondoSongahm. É nesta altura que a semente necessita ser alimentada para formar raízes fortes”. O aluno começa a sua aprendizagem com a mente pura e limpa.


Faixa Laranja
  Nome: SONGAHM EE-JAHNG

Movimentos: 23

Significado: “O Sol começa a nascer, assim como a alvorada matinal, apenas se vê a beleza do nascer do sol e não sua força”. O aluno vê a beleza da arte do Taekwondo , mas ainda não sentiu (experimentou) a força das técnicas.


Faixa Amarela
  Nome: SONGAHM SAHM-JAHNG

Movimentos: 28

Significado: “A semente começa a receber a luz do sol”. O aluno começa a compreender os básicos do Taekwondo.


Faixa Camuflada
  Nome: SONGAHM SAH-JAHNG

Movimentos: 31

Significado: “A árvore nova está escondida entre os pinheiros mais altos e precisa lutar para crescer” O aluno começa a desenvolver o seu lugar na maior arte marcial do mundo. É preciso lutar para subir na graduação.


Faixa Verde
  Nome: SONGAHM OH-JAHNG

Movimentos: 34

Significado: “O pinheiro começa a desenvolver e aumentar a sua força”. A técnica do aluno ganha força e os componentes das técnicas começam a trabalhar unidos.


Faixa Roxa
  Nome: IN WHA IL-JAHNG

Movimentos: 44

Significado: “Indo para a montanha. A árvore está a meio caminho do seu crescimento e agora a vereda torna-se íngreme”. O aluno passou para um nível mais elevado do Taekwondo Songahm. As técnicas, fórmulas e nível de combate tornam-se mais difíceis, criando uma “montanha” a vencer.


Faixa Azul
  Nome: IN WHA EE-JAHNG

Movimentos: 42

Significado: “O pinheiro estende-se ao céu na direção a novas conquistas”. Com meio caminho andado, o aluno direciona a sua energia para cima, em direção a faixa preta.


Faixa Marrom
  Nome: CHOONG JUNG IL-JAHNG

Movimentos: 44

Significado: “A árvore já tem raízes firmes na terra”. A esta altura o aluno domina os básicos e desenvolveu raízes profundas no Taekwondo.


Faixa Vermelha
  Nome: CHOONG JUNG EE-JAHNG

Movimentos: 46

Significado: “O sol começa a pôr-se. A primeira fase do crescimento foi realizada”. O primeiro dia (o período de tempo entre a faixa branca e a vermelha) e o crescimento está chegando ao fim. Desenvolveu-se a habilidade física, mas ainda há falta de controle, por isso, é hora de adquirir disciplina física e mental.


Faixa Vermelha e Preta
  Nome: CHOONG JUNG EE-JAHNG

Movimentos: 46

Significado: “O amanhecer de um novo dia. O sol rompe através da escuridão.” O dia anterior terminou abrindo caminho para um novo amanhecer. O aluno deve começar uma nova fase de treinamento para ser um faixa preta.


Faixa Preta – 1º Dan
  Nome: SHIM JUN

Movimentos: 81

Significado: “Plantando sementes para um futuro melhor”.


Faixa Preta – 2º Dan
  Nome: JUNG YUL

Movimentos: 82

Significado: “Com teu nobre caráter, construirá um mundo melhor”.


Faixa Preta – 3º Dan
  Nome: CHUNG SAN

Movimentos: 83

Significado: “Paz e tranqüilidade mental”.


Faixa Preta – 4º Dan
  Nome: SOK BONG

Movimentos: 84

Significado: “Forte como a crista da montanha”.