Mestres

Os Mestres do Taekwondo Songham

ETERNAL GRAND MASTER H. U. LEE

Eternal Grand Master H.U. Lee nasceu na Manchuria, China, em 20 de julho de 1936. Após a II Guerra Mundial ele retornou a Coréia com sua família e começou seu treino nas artes marciais em 1953, tornou-se faixa preta em 1954. Graduou-se na Universidade e ingressou nas Forças Armadas da Coréia como instrutor de taekwondo para as tropas especiais em 1956. Deixou o exército três anos depois para abrir a escola de taekwondo da base aérea de Osan.

Enquanto lecionava nesta base militar conheceu Richard Reed, que o convidou para ir aos EUA. Ele foi em 1962 estabelecendo-se como instrutor de taekwondo em Omaha, Nebraska , tornando-se sócio do Mestre Reed na escola de artes marciais e tornando-se cidadão americano em 1973.

Em 1969 ele fundou a American Taekwondo Association (ATA) e começam a abrir diversas escolas de taekwondo pelo país. Durante os anos em que esteve em Omaha escreveu o primeiro manual de instrutores e o introduziu em1973.

Em 1978 ele introduziu o primeiro Manual de Operações de Escolas a fim de oferecer maior suporte às academias.

A padronização do conteúdo, a elaboração e desenvolvimento de fórmulas para cada nível e o sistema de graduação meticuloso faz da Songahm Taekwondo uma das organizações esportivas mais completas do mundo.

Seu legado será eterno, assim como a gratidão de milhares de taekwondistas no mundo todo. Eternal Grand Master, um visionário das artes marciais, que sonhou em fazer um mundo melhor ensinando valores de vida através do taekwondo. Atualmente seu sonho se espalha por vários países na América do Sul, África, Ásia , Europa e EUA.

Eternal Grand Master H.U. Lee morreu em 5 de outubro de 2000 após uma dura batalha contra o câncer.

EMERITO GRAND MASTER SOON HO LEE

Aceitando seu destino como 9º Dan e tornando-se Grand Master

O Grand Master Soon H.Lee percebeu que teria que aceitar seu destino como Grand Master da Songahm Taekwondo quando seu irmão mais velho, o Eternal Grand Master H.U.Lee ficou gravemente doente e depois faleceu: “ Meu irmão foi meu herói, meu mentor e meu melhor amigo. Ele foi o Grand Master. Ele foi como o Super Homem para mim e eu sei que sempre treinou forte e sempre cuidou muito de si. Viajamos muitas milhas juntos e vamos continuar nesta jornada muitas milhas ainda”.

Ele abriu sua primeira escola em Milwaukee e imediatamente fez a promessa de que a visão, o sonho de seu irmão continuaria.

Soon Ho torneou-se cidadão Americano em 1976. Dois anos mais tarde trouxe sua família para a Flórida e estabeleceu um centro de treinamento, recebendo instrutores do mundo todo para treinar.

A seguir os nove passos do Grand Master Soon Ho Lee e uma pequena explicação de cada passo.

Passo 1: The Eternal Grand Master comunica o Conselho de Mestres que deve ser escrito um documento sobre as responsabilidades do Grand Master. Ele faz algumas recomendações ao seu sucessor, mas não pode decidir quem o substituirá, somente o Conselho de Mestres poderá fazê-lo.
Passo 2: O Conselho de Mestres tem que aprovar o candidate com 100% dos votos. Uma vez aprovado o candidato passa por uma prova física, se aprovado ele passa pelo passo número 2.
Passo 3: Quando o Grand Master H.U. Lee morreu, para a nova nomeação foi exigida uma petição assinada por 300.000 estudantes ou 60% dos membros da Songahm Taekwondo.
Passo 4: Com a morte do Grand Master H.U. Lee, o candidate passou por 21 dias de testes e preparação. Cada uma das fases da preparação foi documentada e confirmada pelo Conselho de Mestres e está arquivada no Museu do Taekwondo.
Passo 5: O candidato a Grand Master passa por uma série de rituais com meditações e silêncio. O Conselho de Mestres dirá as primeiras palavras sobre o future do Grand Master que incluirá dedicação, sacrifícios e foco no futuro da Songahm Taekwondo.
Passo 6: Para confirmar o “Corpo forte e uma Mente Limpa” o candidate treinará diariamente, tanto a parte física como a mental além de participar como aluno em um treino com cada membro do Conselho de Mestres. O conselho o fará em nome do Eternal Grand Master H.U.Lee.
Passo 7: O candidate conquistará o 9º Dan em Cerimônia do Campeonato Mundial, onde exibirá sua fórmula, armas e quebramento. È uma grande cerimônia e demonstração de humildade.
Passo 8: Durante a cerimônia de coroação é lido o nome dos Grand Master anteriores e quanto tempo ocuparam esta posição. Esta lista é encabeçada pelo nome do Eternal Grand Master H.U. Lee. Nós não podemos ver o future verdadeiramente sem completar e aprender com o passado.
Passo 9: A apresentação do novo Grand Master, em seu novo uniforme preto, aos membros da Songahm Taekwondo é feita pelo Conselho de Mestres logo no início da Cerimônia de Mestres.

GRAND MASTER IN HO LEE

“Me sinto muito honrado por ter sido designado por este conselho para ser o próximo Grand Master. Vou empreender todas minhas forças, todos os dias, para preparar –me para as responsabilidades que este título exige”. Carta do Grand Master In Ho Lee para a família ATA.

Durante o Campeonato Mundial de 2011 o novo Grand Master será empossado. Ele receberá o titulo de seu irmão o Emérito Grand Master Soon Ho Lee e com ele o legado e o sonho de seu irmão mais velho, o Eternal Grand Master H.U.Lee.

Conheça um pouco da vida de nosso futuro Grand Master nos passos contados na cronologia abaixo:

– 1955 – In Ho Lee nasce na cidade de Seoul, Coréia do Sul.

– 1973 – Forma-se na faculdade Dong Yang de Tecnologia.

– 1975 – Presta o serviço militar na Coréia.

– 1977 – Muda-se para os EUA e viaja pelo país com seus irmãos.

– 1980 – Auxilia na implantação da primeira sistematização da ATA no computador.

– 1981 – Casa-se com sua mulher Yeon Nam Lee.

– 1983 – Abre sua primeira escola de Taekwondo, na Columbia.

– 1984 – Nasce sua primeira filha – Meeli

– 1985 – Nasce sua segunda filha – Meena.

– 1989 – Deixa sua escola para dedicar-se a Casa Central da ATA.

– 1990 – Desenvolve a Companhia de Suprimentos ATA.

– 2000 – Torna-se membro do Conselho de Mestres.

– 2001 – Torna-se Chief Master.

– 2004 – É diagnosticado com diabetes tipo 2, utiliza o taekwondo para controlar a doença.

– 2010 – É indicado para ser o próximo Grand Master.

– 2011 – Inicia sua grande jornada e treinamento para ser o terceiro Grand Master da ATA.

CHIEF MASTER CESAR OZUNA

Chief Master Cesar Ozuna iniciou-se na prática das artes marciais (Moo Do Kwan) em 1969, no Instituto Myung na cidade de Assunción, no Paraguai. O seu primeiro instrutor foi o Mestre Duk Sun Myung passando depois a treinar com o Prof. Fermín Sánchez.Em 1975, com 17 anos, conquistou a faixa preta, concluindo nesse mesmo ano os seus estudos secundários no Paraguai. Em 1976 viajou para os Estados Unidos para frequentar a faculdade, na cidade de Stockton, estado da Califórnia, onde se formou em Administração de Empresas, Administração Pessoal e Relação Internacional. Concluiu logo o Mestrado em Administração Internacional de Empresas e Economia seguido do Doutorado em Marketing e Finanças.

De 1976 a 1979, Chief Master Ozuna participou de inúmeros torneios na Califórnia. Nessa época os torneios mais importantes eram os US Open que se realizavam em Long Beach, onde também participavam famosos artistas marciais como Keith Vitali, Ernie Reyes Jr., Jeff Smith, Bill Walace entre outros.

Por duas vezes Chief Master Ozuna chegou à final individual de Sparring , conquistando também dois títulos de 1º lugar por equipes em representação da Califórnia,  além de vinte 1º lugares ganhos em torneios regionais. Participou igualmente em combates profissionais de Kick Boxing durante 2 anos, com um record de 11 lutas ganhas e 1 empate. Em 1978 obteve os 1ºs lugares nas modalidade de Quebramento a Longa Distância e Quebramento por Equipe no Campeonato Mundial da ITF (International Taekwondo Federation).

Chief Master Ozuna participou em 3 Campeonatos Mundiais da ITF, realizados no Canadá, Argentina e Estados Unidos; participou também no Campeonato Mundial da WTF (World Taekwondo Federation), além dos Grand Nationals e dos Campeonatos Mundiais da ATA/STF/WTTU.

Em 1976, assim que conheceu Master Clint Robinson, ingressou na ATA (American Taekwondo Association), atraído pela estrutura e pelo sistema de trabalho desta organização. Em 1978, durante o seu exame para o grau de 3º Dan, Chief Master Ozuna conheceu pessoalmente o Eterno Grão Master Haeng Ung Lee, fundador do Songahm e da ATA.

O Eterno Grão Mestre Lee ensinou o Chief Master Ozuna que quando se tem a capacidade e a vontade de fazer algo, todos os sonhos são possíveis e que nada se consegue sem tentar.

No final de 1980, Chief Master Ozuna voltou ao Paraguai onde iniciou o ensino de Taekwondo Songahm. Em 1983 fundou oficialmente a Songahm Taekwondo Federation (STF) com sede central em Assunción, Paraguai.

Em 1992, Chief Ozuna recebeu sua Graduação de 6º dan e no ano seguinte, recebeu o título de Mestre de Taekwondo Songahm, tornando-se assim o primeiro Mestre da STF. Entre os muitos reconhecimentos e prêmios recebidos, destacam-se a Carta de Honra ao Mérito outorgado pelo General Choi Hong Hi, o prêmio de Melhor Instrutor da STF/ATA em 3 ocasiões, 4 prêmios de Melhor Escola de STF/ATA, e a entrada no Hall Fame da STF e de Songahm.

Em 1997, voltou para os Estados Unidos da América para dirigir a partir de lá a STF e estabelecer as suas próprias escolas. Em 1998 recebeu a Graduação de 7º Dan e em 1999 o Título de Senior Master de Songahm Taekwondo.

Chief Master Ozuna garante que graças ao seu treino de artes marciais pôde superar os momentos difíceis da sua vida com auto estima, força física e mental e confiança.

Quando começou a ensinar Taekwondo Songahm em Assunção (1980) todos afirmavam que ele e seu grupo não teriam futuro que não durariam 6 meses. Atualmente a STF é a maior organização de artes marciais de vários países da América do Sul e é, sem dúvida, a federação mais profissional e organizada; sem esquecer que 90% das pessoas que integravam o grupo inicial ainda se encontram ativas, trabalhando e vivendo do ensino de artes marciais.

Em menos de dois anos após ter começado a ensinar o Taekwondo Songahm, a STF tinha mais alunos ativos que todas as demais organizações de artes marciais do Paraguai juntas.

Algo de que o Chief Master Ozuna se sente orgulhoso é de que os Instrutores da STF podem viver profissionalmente do ensino das artes marciais, sendo também excelentes pessoas e verdadeiros exemplos para suas comunidades. Essa pequena semente que começou a crescer em Assunção, hoje vê o reflexo em muitos países, inclusive nos Estados Unidos da América, onde algumas das maiores escolas de Taekwondo Songahm são dirigidas por Instrutores formados na STF.

Para Chief Master Ozuna ser líder de uma das maiores organizações de artes marciais do mundo e influenciar na vida de tantas pessoas é uma benção e uma honra, além da responsabilidade de fazer bem as coisas.

“Quando alguém dirige um grupo de pessoas como a STF não pode falhar, se cair tem que se levantar rapidamente. Todos têm expectativas muito altas e temos que corresponder com ação, atitudes e resultados positivos. Motivo-me com os desafios e fazer com que a STF funcione em países como os nossos, utilizando uma estrutura empresarial de um país de primeiro mundo, é realmente um desafio”.

“A STF dá-me a graça de ter Instrutores e alunos maravilhosos em vários países de América do Sul e viver a fazer o que mais gosto: Songahm”.

MESTRES DO BRASIL

Senior Master Ademar Andrade

Curitiba / PR

Nascido em Cruz Alta/RS, Faixa Preta 7o Dan, membro do conselho de Mestres da América Latina, reside em Curitiba onde possui a rede de escolas Leader Team Martial Arts e de onde dirige as mais de 60 escolas franqueadas na ATA Brasil.

Possui graduação em Educação Física e
Pós Graduação em Administração Esportiva.

Campeão mundial em 2004, é também um dos maiores formadores de campeões mundiais da história da Songahm. Atualmente treina e coordena a seleção brasileira de faixas pretas que compete no Torneio por Equipes nos eventos Panamericanos e Mundiais.

 

 

Senior Master Ricardo Plentz

Alphaville / SP

Nascido em Cruz Alta/RS, Faixa preta 7o Dan, membro do conselho de Mestres da América Latina, possui sua rede de escolas ATA Plentz System e dirige todo o estado de São Paulo.

Campeão mundial em 2009, ano em que se formou Mestre, é um dos grandes resposáveis pelo desenvolvimento e estruturação do Taekwondo Songahm no Brasil.

 

 

 

 

Master Juan Ruiz Diaz

Cascavel / PR

Oriundo do Paraguai, vive em Cascavel/PR aonde ministra aulas desde 1996. Membro ativo do conselho de Mestres da América Latina.

Foi um dos responsáveis pelo início da Songahm Taekwondo no Brasil, e faz parte da história da formação dos primeiros professores que a ATA Brasil teve no início da década de 1990.

 

 

 

 

Master Luiz Gustavo Botton

Balneário Camboriú / SC

Nascido em Palmeira das Missões/RS, Faixa Preta 6o Dan, membro do conselho de Mestres da América Latina, possui escolas em Balneário Camboriú e é responsável pelo departamento de exames de alta graduação do Brasil.

É um dos maiores formadores de instrutores certificados na Songahm que perpetuam a prática da instrução em várias cidades do Brasil e no exterior.